Consultas

Consultas

Uma consulta médica tem como objetivo identificar as queixas e sintomas do paciente.
A partir de um primeiro contato, estabelece-se o que chamamos de relação médico-paciente. Esta relação deve ser construída basendo-se na confiança, no respeito e na cumplicidade.
A primeira consulta é o momento de o paciente relatar suas queixas, problemas e dúvidas. É também o momento em que o médico conhece a história e as características do paciente, bem como avalia seu corpo por meio do exame físico. E ainda analisa os exames já realizados (por isso é importante trazê-los na primeira consulta). Apartir de todas essas informações, o médico estabelece uma hipótese diagnóstica e define uma conduta.
A conduta pode ser: prescrição de medicações, apenas orientações ou solicitação de exames complementares. Os retornos das consultas representam a continuidade do tratamento que é muito importante para confirmar o diagnóstico, avaliar a evolução do paciente , avaliar a eficácia do tratamento e para o esclarecimento de dúvidas.
Caso seja necessário, outros exames serão solicitados. O médico deve ser o profissional capaz de conduzir o tratamento do parciente baseado em evidências científicas, mas sem nunca deixar de considerar as peculiaridades de cada pessoa.
Caso o médico não se sinta capaz de oferecer o melhor tratamento par seu paciente, deverá buscar a ajuda de outros colegas.
Cada paciente é um ser único e, por isso, o ato médico é tão especial. A medicina conta hoje com muitos recursos tecnológicos, mas estes recursos nunca superam ou substituem uma boa prática clínica como a que era realizada antigamente